sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"Solidários até à Medula" regista 2600 novos dadores na região centro

“Solidários até à Medula” regista 2.600 novos dadores na região centro

A campanha “Solidários até à Medula”, lançada em Leiria no final de Setembro, contribuiu com 2.600 novos potenciais dadores de medula óssea na região centro do país, precisamente a zona que regista menor número de dadores, o que pode comprometer o tratamento dos doentes.

Desde da apresentação da campanha “Solidários até à Medula”, uma iniciativa de quatro empresas do Grupo Lena – Publicenso, Liz On-Line, Equicomplex e Equiflow – e da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), a população da zona centro e de Leiria, em particular, têm respondido ao apelo da organização, registando-se como dador benévolo de medula óssea junto do Centro de Histocompatibilidade do Centro.

O apelo à participação da população culminou este sábado, 22 de Novembro, com uma acção de registo de dadores de medula óssea no Quartel dos Bombeiros Municipais de Leiria. Entre as 9h e as 17h, a população foi convidada a dar um pouco de si para ajudar no tratamento de doentes com leucemia e, provavelmente, salvar uma vida, registando-se como dadores de medula óssea.

Ao longo do dia, cerca de 1200 pessoas, entre cidadãos anónimos e figuras públicas, deslocaram-se às instalações da corporação de bombeiros para se registarem como dadores, tendo sido recebidos por uma equipa de 50 voluntários, onde se contavam profissionais do Hospital de Santo André, de laboratórios de análises, clínicas e outras entidades da região de Leiria.

Caras conhecidas como a vocalista dos The Gift, Sónia Tavares e a atleta olímpica Vânia Silva, assim como forças vivas da região, como o Governador Civil de Leiria, Paiva de Carvalho, e a presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno, juntaram-se a esta causa e marcaram presença na acção de registo.

A campanha “Solidários Até à Medula” teve como objectivo sensibilizar a população para o tratamento desta doença e contribuir o aumento do número de registos de potenciais dadores na zona Centro. Ao longo de praticamente um mês realizaram-se uma prova de karting, um seminário de esclarecimento, um concerto de música clássica e uma acção de registo de dadores, destinadas a recolher fundos para a APCL e a sensibilizar a população para o tratamento da leucemia.

De acordo com dados do CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão, em Setembro apenas estavam inscritos 15.519 dadores na região centro, enquanto que no norte o número quase chega aos 48.000 e no sul ultrapassa os 64.000.

Carlos Conceição, administrador das empresas do Grupo Lena que promoveram a iniciativa, faz um balanço “profundamente positivo” da campanha, considerando que “se apenas uma amostra de sangue ajudar a salvar uma vida, esta campanha terá valido a pena e podemos ficar muito satisfeitos”.

A campanha “Solidários até à Medula” termina no próximo sábado, 29 de Novembro, com a realização do “Nadar Solidário”, uma iniciativa da secção de natação do Bairro dos Anjos, que pretende reunir o maior número de pessoas em actividades aquáticas nas Piscinas Municipais de Leiria.


Sem comentários: